Boletim Semanal da Diocese Anglicana de São Paulo
Data de Publicação: domingo, 23/11/2014
gerando índice...
Mensagem Episcopal
O amor e a vida eterna


† D. Flávio Irala
Bispo Diocesano

Último Domingo de Pentecostes • Ano A • Próprio 29 • 23/11/14

Ez 34.11-17; Sl 95.1-7; 1 Cor 15.20-28; Mt 25.31-46


Jesus ensinou que o Reino de Deus não é um reino de poder, mas de serviço. Ele disse: “O filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir” (Mt 20.28). Esse é o critério do juízo derradeiro. Assim, podemos dizer que entrar no reino, na vida definitiva, na vida eterna, supõe que o discípulo tenha seguido os passos do mestre a serviço de todos e em especial dos mais necessitados.

Diz o texto do Evangelho deste domingo que

"Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita, e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.’ Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque eu estava com fome, e vocês não me deram de comer; eu estava com sede, e não me deram de beber; eu era estrangeiro, e vocês não me receberam em casa; eu estava sem roupa, e não me vestiram; eu estava doente e na prisão, e vocês não me foram visitar’. 44 Também estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei responderá a esses: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram’. Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.”

Esta é a única cena dos Evangelhos que mostra qual será o conteúdo do juízo final. E Jesus está nos dizendo que “o critério para obter o reino definitivo, que equivale à vida eterna, é constituído pela atitude de ajuda às pessoas e de solidariedade com os que precisam de ajuda. É a mesma coisa que expressara para o jovem rico por ocasião de sua pergunta (Mt 19.16-19)” [Juan Mateos & Fernando Camacho].

Nossas vidas são vocacionadas para a vida eterna. E vida eterna não é só vida futura, depois da nossa morte. Ela é eterna porque vale para todos os tempos, também o presente. As exigências do Reino levam hoje a viver nossas vidas plenamente e a levar plenitude de vida a todos: dar de comer, de beber etc.

Esses gestos devem expressar a graça que Deus nos fez de sua própria vida. Como nos diz Gustavo Guttièrrez: “No serviço ao pobre servimos o Cristo de nossa fé, na solidariedade com os mais necessitados reconhecemos a humilde realeza do Filho do Homem.Não há outra forma de receber o Reino como herança, o face a face definitivo com o Senhor”. Dom Sumio Takatsu, em seu comentário a essa porção do evangelho, disse: “É interessante observar que o Filho do Homem em sua majestade está oculto nos pequeninos, nos humilhados e necessitados (v. 40, 45)”

. Quando somos solidários e nos compadecemos com o sofrimento do outro, ali vemos o rosto do Cristo crucificado e nos aproximamos da plenitude da vida. Ali já está presente a vida eterna e o juízo final. Que O Senhor nos abençoe e nos fortaleça na caminhada do Reino de amor e justiça!



Coleta do Domingo
Coleta alternativa para o Próprio 29 Ano A


Do fundo dos nossos desencontros, nós te buscamos, ó Deus. Em ti encontramos paz, porque tu és a nossa paz; em ti encontramos amor, porque tu és o Deus de amor; em ti encontramos a vida, porque tu és a nossa vida. Nós te adoramos e suplicamos: liberta-nos das distâncias de nós mesmos, das distâncias do nosso irmão, da distância do nosso Salvador. Tem misericórdia de nós, Senhor. Perdoa-nos. Permite-nos o reencontro da tua face na face do nosso irmão; permite-nos, finalmente, o reencontro de nós mesmos coma tua missão. E, assim, anunciaremos ao mundo o teu reino, o teu poder e a tua glória para sempre. Amém!



Leituras Bíblicas
Leituras para o Último Domingo depois de Pentecostes


Próprio 29 Próximo a 23/11

Ezequiel 34.11-17; Salmo 95.1-7; 1 Corintios 15.20-28; Mateus 25.31-46

Ezequiel 34.11-17

11 «Assim diz o Senhor Javé: Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas. 12 Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio de suas ovelhas que se haviam dispersado, eu também contarei as minhas ovelhas, e as reunirei de todos os lugares por onde se haviam dispersado, nos dias nebulosos e escuros. 13 Eu as retirarei do meio dos povos e as reunirei de todas as regiões, e as trarei de volta para a sua própria terra. Aí, eu próprio cuidarei delas como pastor, nos montes de Israel, nos vales e baixadas do país. 14 Vou levá-las para pastar nas melhores invernadas, e o seu curral ficará no mais alto dos montes de Israel. Aí, elas poderão repousar num curral bom, e terão pastos abundantes sobre os montes de Israel. 15 Eu mesmo conduzirei as minhas ovelhas para o pasto e as farei repousar - oráculo do Senhor Javé. 16 Procurarei aquela que se perder, trarei de volta aquela que se desgarrar, curarei a que se machucar, fortalecerei a que estiver fraca. Quanto à ovelha gorda e forte, eu a destruirei, pois cuidarei do meu rebanho conforme o direito». 17 «Quanto a você, rebanho meu, assim diz o Senhor Javé: Vou julgar entre ovelha e ovelha, entre carneiros e bodes.

Salmo 95.1-7 Venite, exultemus

1 Vinde, cantemos ao SENHOR; * jubilemos à Rocha de nossa salvação.
2 Cheguemos ante a sua face com ação de graças; * e celebremos em salmos o seu louvor.
3 Porque o SENHOR é Deus supremo, * e rei de excelsa majestade.
4 Guarda em sua mão os abismos da terra, * e as alturas dos montes são suas.
5 Seu é o mar, pois ele o fez, * e a terra firme as suas mãos formaram.
6 Ó vinde, adoremos e prostremo-nos; * ajoelhemos ante o SENHOR, que nos criou.
7 Porque ele é o nosso Deus e nós o povo que ele pastoreia, o rebanho que sua mão conduz.
* Se hoje ouvirdes a sua voz, diz ele:

1 Corintios 15.20-28

20 Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos como primeiro fruto dos que morreram. 21 De fato, já que a morte veio através de um homem, também por um homem vem a ressurreição dos mortos.22 Como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos receberão a vida.23 Cada um, porém, na sua própria ordem: Cristo como primeiro fruto; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24 A seguir, chegará o fim, quando Cristo entregar o Reino a Deus Pai, depois de ter destruído todo principado, toda autoridade, todo poder. 25 Pois é preciso que ele reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído será a morte, 27 pois Deus tudo colocou debaixo dos pés de Cristo. Mas, quando se diz que tudo lhe será submetido, é claro que se deve excluir Deus, que tudo submeteu a Cristo.28 E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, para que Deus seja tudo em todos.

Mateus 25.31-46

31 «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32 Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 E colocará as ovelhas à sua direita, e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo. 35 Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; 36 eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar’. 37 Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40 Então o Rei lhes responderá: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.’
41 Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 42 Porque eu estava com fome, e vocês não me deram de comer; eu estava com sede, e não me deram de beber; 43 eu era estrangeiro, e vocês não me receberam em casa; eu estava sem roupa, e não me vestiram; eu estava doente e na prisão, e vocês não me foram visitar’. 44 Também estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não te servimos?’ 45 Então o Rei responderá a esses: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram’. 46 Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.»




 
Para ver publicações anteriores, clique em um link abaixo
16/11/2014 05/10/2014 28/09/2014 21/09/2014 14/09/2014 17/06/2012 10/06/2012 04/03/2012
Criação, conteúdo e execução: DASP